sábado, 26 de novembro de 2011

CALEM O EX-SECRETÁRIO OU O PILANTRA DO SINISTÉRIO DO TRABALHO CAIRÁ

Ex-secretário do Ministério do Trabalho não deverá depôr

Comparecimento à Câmara poderia complicar ainda mais a situação de Carlos Lupi

Gerson Camarotti - O Globo
BRASÍLIA - Pressionado pelo PDT a mudar sua versão, o ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel de Souza Nascimento, não deve comparecer ao depoimento marcado na Comissão de Fiscalização e Controle na terça-feira. Seu convite foi aprovado pela comissão para que ele prestasse esclarecimentos sobre a utilização de um avião King-Air pelo ministro do Trabalho Carlos Lupi, em viagem ao Maranhão realizada há dois anos.

O depoimento de Ezequiel Nascimento é considerado fundamental para confrontar a versão do ministro Carlos Lupi. Emissários do PDT pressionavam para que ele confirmasse o último depoimento de Lupi, no Senado, em que o ministro repassou para o próprio Ezequiel a responsabilidade de ter contratado o avião usado em deslocamento no Maranhão. Ezequiel avisou ao PDT que iria desmentir Lupi e dizer que o ministro pediu que ele arrumasse o avião.

Nesta sexta-feira, diante da disposição de Ezequiel de apresentar versão que complicaria Lupi, interlocutores do ministro agora trabalham para que ele não compareça à audiência às 15h do dia 29. Um dirigente pedetista próximo a Lupi avaliou que o partido errou ao não ter rejeitado esse requerimento na ocasião.

Numa conversa com um interlocutor, Ezequiel afirmou que se fosse para a Comissão de Fiscalização e Controle revelaria detalhes do episódio. Pela sua versão, Lupi pediu o King-Air porque, no primeiro dia do roteiro no Maranhão, o ex-governador Jackson Lago e o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) tinham disponibilizado uma aeronave simples, um bimotor Sêneca sem pressurização. Num telefonema, Lupi teria feito um apelo para Ezequiel com o argumento de que "o meu cérebro está saindo pelos ouvidos". Ezequiel acionou o gaúcho Adair Meira, que comanda uma rede de ONGs conveniadas com o Trabalho, para providenciar o avião.

Para interlocutores mais próximos, Ezequiel tem dito que quer sair dos holofotes. Por isso, ele não deve mesmo comparecer ao depoimento. Não é a primeira vez que Ezequiel é pressionado pelo partido a ficar em silêncio ou mudar sua versão. O GLOBO revelou há duas semanas que Lupi acionou seu secretário-executivo, Paulo Roberto dos Santos Pinto, para pressionar Ezequiel para que mentisse sobre a viagem ao Maranhão. Ezequiel havia confirmado que Lupi usou o avião disponibilizado por Adair Meira. E até então, Lupi negava, inclusive por nota oficial, que tinha viajado no King-Air.

Segundo testemunhas ouvidas pelo GLOBO, Pinto foi pessoalmente falar com Ezequiel para que negasse que Lupi usou o King-Air, mas sim o Seneca. Ezequiel não aceitou. Sabia que havia fotos e vídeos do evento e ficaria desmoralizado se aceitasse a proposta.

Nenhum comentário: