sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CUIDADO! O FACEBOOK RASTREIA OS SEUS USUÁRIOS E COLHE OS SEUS DADOS

Facebook revela a jornal detalhes sobre rastreamento na rede social

Segundo entrevista de funcionários ao "USA Today" práticas não são abusivas

O GLOBO

RIO - Pela primeira vez, funcionários do Facebook revelaram a um jornal detalhes sobre o rastreamento de usuários e o que a rede social faz com o dados captados pelo seu sistema de "cookies". Nesta semana, o diretor de engenharia do site, Arturo Bejar, porta-vozes do Facebook Andrew Noyes e Barry Schnitt e o gerente de engenharia, Gregg Stefancik, falaram ao "USA Today" sobre os metódos utilizados pelo site. O motivo da quebra do silêncio foi a descoberta de que o Facebook tem diferentes formas de rastrear seus usuários, estejam eles conectados ou não na rede social.
Os funcionários do Facebook reconheceram que o site é capaz de registrar as páginas de internet que cada um de seus 800 milhões de usuários já visitou nos últimos 90 dias. Achou muito? O Facebook também é capaz de obter informação de internautas que não tem um perfil no seu sistema depois que eles visitam uma página da rede social.
Para isso, o site usa métodos diferentes para registrar informações de usuários que fizeram login e de usuários que não o fizeram ou já fizeram logoff. Dois tipos de "cookies" (que funcionam como um registro de acesso nos navegadores) são usados para obter informações sobre seus membros. Normalmente, esse tipo de arquivo armazena informações para facilitar a vida do internautas salvando logins, senhas e favoritos.
Sem fazer login no Facebook os "cookies"conseguem registrar informações como sistema operacional usado pelo hardware, IP de acesso, navegador e outras informações como data e tempo de acesso de uma página visitada que contém um plug-in da rede social. Entretanto, nenhuma informação pessoal é captada pelo site.
Com login ativado na rede social os "cookies" são ainda mais inteligentes. Nessa situação, o usuário é exposto a um tipo de "cookie" que consegue captar dados como nome, e-mail, lista de amigos, preferências do usuário e histórico do botão 'Curtir'. Também são captados números de IP, resolução de tela, sistema operacional e versão do navegador assim como a data e o tempo de visitação de páginas que contenham um plug-in da rede social.
Embora tenham assumido as práticas de rastreamento, que são alvo de investigações da Federal Trade Commission nos Estados Unidos, o porta-voz do Facebook Andrew Noyes disse que a empresa "não tem planos para alterar a forma como usa esses dados". Ou seja, que eles não serão destinados a outras funções além de aumentar a segurança na rede social (eliminando perfis falsos e contas de spam) e melhorar a forma como o botão ‘Curtir’ e os plug-ins do site funcionam para seus usuários.
A empresa defendeu ainda que não pretende rastrear pessoas para criar perfis de seus comportamentos e vender esses dados para anunciantes ou ainda usar esse conteúdo para anúncios direcionados. Até o momento, a publicidade é enviada de forma customizável apenas para grupos e não individualmente como sugerem.





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