sexta-feira, 4 de novembro de 2011

G-20 fracassou em acordo sobre recursos do FMI, afirma Merkel


Segundo a chanceler alemã, nenhum país se comprometeu a investir no fundo de resgate da zona do euro

Danielle Chaves -OESP
CANNES - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os países do G-20 não chegaram a um acordo sobre como o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ajudar a resolver a crise de dívida da zona do euro.
Segundo Merkel, nenhum país do grupo se comprometeu a investir na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate da zona do euro. A chanceler indicou que os líderes do G-20 concordaram, em princípio, que o FMI e a EFSF poderiam trabalhar juntos, mas como isso será feito ainda é uma incógnita.
A presidente da República, Dilma Rousseff, seguiu o discurso da da chanceler alemã e disse, após o encontro, que não houve uma definição sobre o formato do reforço que deverá ser feito no Fundo Monetário Nacional. Ela informou ainda que não foi discutido o tamanho desse reforço e acrescentou que as medidas serão debatidas por ministros de Finanças, em dezembro. "Não é sucesso absoluto, mas é relativo porque os países da zona do euro deram um passo à frente sobre a forma de enfrentar a crise", disse a presidente. "Não acredito que uma reunião resolva os problemas do mundo."
"No próximo período nós vamos trabalhar nas orientações para a EFSF e todos os membros do FMI estão convidados a participar voluntariamente (na EFSF) de uma forma que seja apropriada para eles", disse Merkel. "Acho que nós temos um processo interessante adiante e a discussão ainda não foi concluída", acrescentou.

Merkel informou ainda que o G-20 adotou uma lista de 29 bancos importantes para o sistema financeiro, incluindo dois alemães - Deutsche Bank e Commerzbank. A chanceler não forneceu maiores detalhes.



(Com informações de Daniela Milanese, enviada especial da Agência Estado, e Dow Jones)

Do Blog:
Quando alguém ajudou o Brasil nos anos 80?
A Grécia desrespeitou as regras da UE e os outros países integrantes nada disseram.
E agora?
Querem que os emergentes solucionem o problema?
Não querem emprestimos do FMI, querem que os países compres títulos da Grécia.
Otário é outro.

Nenhum comentário: