quinta-feira, 3 de novembro de 2011

GUERRA À VISTA!

Israel testa novo míssil que poderia atingir o Irã

Governo não confirma preparação de ataque

MARCELO NINIO - FSP

Em meio a uma nova onda de especulações sobre um possível ataque às instalações atômicas do Irã, Israel testou ontem um míssil que teria capacidade de levar uma ogiva nuclear e alcance para atingir o país persa.
Israel repete há anos que vê no Irã a maior ameaça a sua segurança e que não descarta uma ação militar.
Mas a hipótese de um ataque voltou a ganhar força nos últimos dias, com reportagens na imprensa local sobre articulações do premiê Binyamin Netanyahu e do ministro da Defesa, Ehud Barak, para acelerar o plano.
Analistas israelenses afirmam que a maioria do gabinete, os comandantes das Forças Armadas e os chefes dos serviços de inteligência israelenses são contrários à ofensiva defendida por Netanyahu e Barak.
O governo de Israel não deu detalhes do míssil testado ontem, afirmando apenas que ele foi um sucesso e que havia sido programado com grande antecedência.
Os rumores sobre preparativos para ataques foram reforçados pela notícia de que aviões israelenses fizeram treinamento na Itália para ataque de longa distância.
Segundo o jornal "Guardian", o Reino Unido também intensificou os preparativos para apoiar um possível ataque dos EUA a Teerã, diante de indícios de avanços no programa nuclear iraniano.

Nenhum comentário: