sábado, 12 de novembro de 2011

MACONHEIROS VAGABUNDOS PERDEM MAIS OUTRA VOTAÇÃO. SINAL DE QUE OS ESTUDANTES DA USP COMEÇARAM A SE MANIFESTAR

Mais um sinal de que as maiorias silenciosas estão se manifestando: esquerda perde eleição do XI de Agosto, Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP

Para o presente do Brasil ou o futuro imediato, a notícia mais importante do dia remete a uma reportagem da VEJA desta semana que evidencia que o ministro Carlos Lupi pode amar demais a presidente Dilma Rousseff, mas ama pouco a ética pública. E caberá à presidente decidir se fica com a baba amorosa de seu auxiliar ou com a decência (ver posts abaixo). Para o futuro um pouco mais distante, para as gerações vindouras, a principal notícia do dia é outra. O Fórum de Esquerda, que presidia o XI de Agosto, o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, a lendária São Francisco, não conseguiu se reeleger: perdeu a eleição para a chapa Resgate Arcadas. E foi uma derrota convincente: 820 a 529!
A vitória da Resgate foi mais significativa ainda porque a eleição se dava enquanto o Fórum de Esquerda abria o Salão Nobre da São Francisco para a LER-QI, PCO, MNN e outras minoridades. Muita gente da Faculdade de Direito sentiu, certamente, o cheio da bagunça, da desordem, da anomia.
Nem poderia ser diferente, não é? Afinal, é direito que se estuda ali. A São Francisco não é imune à delinqüência intelectual, não, como já demonstrei aqui. Mas tem uma história respeitável de defesa dos direitos democráticos. Fico imaginando com que argumentos professores e estudantes de direito defenderiam que a Polícia Militar não pode pisar na USP ou que a Cidade Universitária, ao arrepio da lei, deva ser uma zona livre para o tráfico e consumo de drogas. Muito bem! O Fórum de Esquerda escolheu a LER-QI, e a maioria dos alunos escolheu a Resgate Arcadas.

Filiação partidária
Não sei se as moças e os moços da Resgate têm ou não filiação partidária. Não sou cartório eleitoral. Isso, em si, pode ser irrelevante. Aliás, filiar-se a partidos não é crime; ao contrário, é um direito. Eu tomei umas boas borrachadas para que isso acontecesse e tive de enfrentar um agente do Dops com 16 anos - é por isso que maconheiro vagabundo não me assusta… O problema, em suma, não está em ser filiado ou não, mas em usar uma instituição como aparelho do partido.
Quando a Fórum de Esquerda abriu as portas a depredadores do bem público, pergunto: ESTAVA HONRANDO A SÃO FRANCISCO? Estava honrando a tradição do direito? Não! Estava fazendo mera luta político-ideológica. E isso é inaceitável!
Recebeu o troco nas urnas. A maioria dos alunos da São Francisco não quer isso. Os futuros advogados, juízes, promotores, defensores públicos devem ter, desde já, um compromisso com o estado democrático E DE DIREITO. O direito achado nas leis, não nas ruas. Porque as ruas se fazem ouvir por meio dos caminhos institucionais para mudar as leis.
Ou é assim, ou será a luta de todos contra todos.
Parabéns, alunos da são Francisco! Parabéns, Resgate Arcadas! As maiorias silenciosas mandam mais um recado.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: