domingo, 27 de novembro de 2011

MENSAGEM DO FILHO DE UM REFÉM EXECUTADO PARA AS FARC E POR TABELA PARA O MOLUCO CANC.. ETÍLICO

Filho de refém executado manda mensagem às Farc
UOL
Jovem não chegou a conhecer pai, sequestrado há 13 anos
Bogotá - As execuções dos quatro reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por guerrilheiros no sábado provocaram reações de indignação na Colômbia e no mundo. Mas a morte do sargento José Libio Martínez, refém mais antigo do grupo, comoveu especialmente o país.
Raptado em 1997, ele não chegou a conhecer o filho, Johan Steven, nascido poucos meses depois do sequestro. O menino, que virou símbolo da luta pela liberdade do pai, fez um pronunciamento no domingo, acompanhado da mãe, Claudia Tulcán, num hotel no norte de Bogotá.
- Meus agradecimentos à Colômbia por ter lutado comigo pela libertação do meu pai. Senhores das Farc, vocês cortaram as minhas asas, meu desejo de abraçar meu pai pessoalmente. Este abraço tão sonhado, que durante 13 años, 11 meses e cinco dias eu havia esperado. Não esperava que os senhores o mandassem em um caixão. Queria conhecê-lo, abraçá-lo. Mando muita força para meu pai no céu - declarou o jovem a jornalistas.
No sábado, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, anunciou que as Farc executaram quatro militares que eram reféns da guerrilha há mais de uma década, entre eles Martinez.
Além dele, os executados, todos a tiros, foram o tenente Elkin Hernández Rivas, sequestrado em 1998; o coronel Édgar Yesid Duarte Valero, capturado em 1997; e o intendente Álvaro Moreno, desde 1999 em poder da guerrilha.
As execuções teriam acontecido neste sábado, quando os militares colombianos cercaram um acampamento da guerrilha na selva do departamento (estado) de Caquetá, no sul do país. Segundo o ministro da Defesa, após a operação foi encontrado com vida o policial Luis Alberto Erazo, sequestrado pelas Farc em 1999.
Nenhum guerrilheiro foi capturado, e um soldado ficou ferido. Os corpos foram encontrados após a fuga dos rebeldes.
É o maior incidente de violência na Colômbia desde que, no início do mês, o líder máximo das Farc, Alfonso Cano, foi morto numa operação do Exército colombiano.

Nenhum comentário: