quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O CARRO QUE VOCÊ DIRIGE É SEGURO? VEJA A AVALIAÇÃO

Teste mostra segurança de carros no Brasil 20 anos atrasada


Sílvio Guedes Crespo - OESP
Carros populares vendidos no Brasil e na América Latina estão 20 anos atrasados, em termos de segurança, em relação aos comercializados na Europa e nos Estados Unidos, segundo testes feitos pelo Latin NCAP. A notícia repercutiu em diversos sites noticiosos estrangeiros, como “The Washington Post” e “Financial Times“.
Modelos básicos das cinco principais montadoras instaladas no País – Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot – foram avaliados com uma estrela, em uma escala que vai até cinco, na avaliação da segurança de um passageiro adulto. O chinês Geely tirou zero.
“Uma estrela – isso equivale a um motorista morto”, disse ao “Financial Times” o secretário-geral do Global NCAP, David Ward.
As versões dos mesmos veículos equipadas com airbag obtiveram entre duas e quatro estrelas. Os organizadores do teste aconselham “todos os compradores de carros novos a escolher apenas os equipados com airbag”.
Esse tipo de dispositivo foi usado comercialmente pela primeira vez em 1973. Nos Estados Unidos, a Ford os tornou padrão em 1990. A produção de uma unidade do equipamento custa apenas US$ 50, segundo o Latin Ncap.
Nos testes, os veículos são dirigidos a 64 quilômetros por hora contra um obstáculo deformável. Dentro do carro, manequins fazem os papéis de motorista, passageiro adulto e, no banco de trás, duas crianças.
Em relação a passageiro infantil, vários veículos, não apenas os básicos, ganharam uma estrela. É o caso, por exemplo, do Toyota Corolla Xei com airbag. Veja a lista completa de carros testados.
O Latin NCAP se define como uma iniciativa conjunta da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Global New Car Assessment Programme (Global NCAP) e outras, com o objetivo de avaliar a segurança dos veículos na América Latina.
Ward, da Global NCAP, disse ao “FT” que a falta de regulação “não incentiva os fabricantes a fazer melhor, quando eles sabem perfeitamente que podem”.
Os mais mal avaliados
Nota*
Chevrolet Celta sem airbag 1
Fiat Novo Uno Evo sem airbag 1
Volkswagen Gol Trend 1.6 sem airbag 1
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbag 1
Ford Ka Fly Viral sem airbag 1 
* Nota de 0 a 5 para segurança de passageiro adulto
Fonte: Latin NCAP

Nenhum comentário: