quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O QUE FAZ O POBRE FELIZ? A SAÚDE É PRECÁRIA, EDUCAÇÃO INEXISTENTE, MORADIA É EM FAVELA, A SEGURANÇA É UM DEUS-NOS-ACUDA. AH, É MESMO, TEM FUTEBOL E SAMBA...

Sambódromo só ficará pronto em janeiro
Ensaios podem acontecer em meio a obras
Genilson Araújo / O Globo
RIO - As obras de reestruturação do Sambódromo vão atravessar as festas de fim de ano. Previstas para ficarem prontas em 20 de dezembro, as estruturas dos oito novos módulos de arquibancadas e camarotes especiais só deverão ser concluídas até o início dos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial, marcado para 8 de janeiro. O desvio do curso de um riacho e de tubulações de esgoto e a construção de duas vigas de proteção para as galerias da Linha 1 do Metrô — que atravessam o terreno da Passarela do Samba — atrasaram o cronograma de quatro dos módulos, segundo a prefeitura.
De acordo com o presidente da Riotur e secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, as estruturas serão entregues em 8 de janeiro para que a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) possa começar a fazer a montagem das estruturas provisórias do Carnaval 2012. Os novos setores só serão usados pelo público nos ensaios técnicos se já oferecerem segurança:
— O uso das arquibancadas pelo público dependerá dos arremates que estiverem sendo feitos na época da reinauguração. Em 15 de dezembro começaremos o recapeamento da pista de desfiles — disse Antônio Pedro.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Fred Boabaid, os módulos 8 (de arquibancadas) e 8A (de camarotes especiais) exigirão reforço nas equipes de trabalho para ficarem prontos na mesma época que os demais. A implantação das fundações desses módulos foi mais trabalhosa em função de um riacho e tubulações de esgoto que existiam no trecho do terreno próximo à Avenida Salvador de Sá. Na outra ponta do lote — junto à Rua Benedito Hipólito — os módulos 2 (de arquibancadas) e 2A (de camarotes) também estão menos adiantados porque, segundo o engenheiro, foi preciso fazer duas vigas de proteção às galerias do Metrô, que passam no subsolo da área.
— No setor 8 teremos uma corrida de chegada. Vamos concentrar boa parte da equipe lá. Já no setor 2, as duas vigas de proteção são estruturas muito pesadas, onde usamos 50 toneladas de aço e 400 metros cúbicos de concreto. Para se ter uma ideia, daria para construir um prédio de médio porte de cinco andares com esse material — explicou Boabaid.
Na próxima semana, o canteiro de obras, que já tem 548 homens trabalhando em dois turnos, ganhará mais um período de serviço, com cem homens, durante as madrugadas. A mobilização só deverá ser interrompida em 1 de janeiro, para que os operários possam aproveitar a festa de virada do ano. As empreiteiras que trabalham na obra ainda não decidiram se vão parar também no dia de Natal.
Um dos módulos de camarotes, o 4A, já está pronto. Já o módulo 4 de arquibancadas começou a receber as vigas que irão sustentar os degraus onde o público poderá sentar. Ainda de acordo com o engenheiro, as estruturas dos módulos estarão prontas até dia 8, mas as empreiteiras que trabalham no novo sambódromo ainda farão serviços de arremate após essa data. O espaço, diz Boabaid, terá condições de ser usado pelo publico nos ensaios técnicos.
— Estamos trabalhando com a data de 8 de janeiro. Os acabamentos vão até o final de janeiro, o que não impedirá a utilização do sambódromo. Vamos ver com a Liesa e Riotur se interessa usar tudo. A lista de desfiles será fresada e recapeada pela prefeitura. Mas podemos continuar trabalhando nos módulos pela parte de trás das arquibancadas — contemporizou Boabaid.
As obras ainda são encaradas com tranquilidade pela iesa, segundo o presidente da entidade, Jorge Castanheira, que visitou na terça-feira a passarela do Samba.
— Mais próximo da época dos ensaios vamos avaliar o ritmo da obra e suas condições. Não estamos preocupados. Os operários estão trabalhando. Se Deus quiser, com o tempo ajudando, vamos conseguir vencer os prazos — disse Castanheira.
A Liga manteve ainda para janeiro e fevereiro a venda dos ingressos de arquibancadas, que no carnaval 2012 terão 12,5 mil entradas a mais por noite de desfiles. Nesta quarta-feira, a Liesa divulga os nomes dos candidatos contemplados na compra dos camarotes.
Enquanto isso, na outra ponta do Carnaval 2012, as obras de reconstrução dos barracões destruídos por um incêndio deverão ter um final feliz no próximo final de semana. De acordo com Castanheira, na madrugada de sábado para domingo será feita a transferência dos carros alegóricos de Portela, União da Ilha e Renascer de Jacarepaguá, que tem seus barracões fora da Cidade do Samba, para os barracões reconstruídos.
— Estamos preparando um grande esquema de transporte dos materiais. Optamos por fazer a mudança no fim de semana e de madrugada para não impactar ainda mais o trânsito da região — concluiu.

Nenhum comentário: