quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O SINISTRO LUPINO DIZ QUE NÃO TEM MEMÓRIA ABSOLUTA, MAS O QUE ELE NÃO TEM É VERGONHA NA CARA

Lupi muda versão e culpa memória fraca

Ministro diz ter usado avião indicado por empresário com convênios com sua pasta; líder aliado falta ao depoimento
Pedetista foi comedido e agradou o Planalto, que espera mantê-lo no cargo até a reforma ministerial em 2012

ANDRÉIA SADI/VALDO CRUZ/ANDREZA MATAIS - FSP
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) atribuiu a falhas de memória as versões desencontradas sobre sua viagem ao Maranhão em 2009.
Em depoimento no Senado, ele admitiu ontem pela primeira vez ter usado um avião particular indicado por empresário com convênios em sua pasta, fato que vem sendo usado pela oposição para pedir sua demissão.
Segundo a revista "Veja", Lupi fez viagem pelo Estado a bordo de um avião King Air "providenciado" pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs beneficiadas com convênios do ministério.
O tom da fala de Lupi agradou o Palácio do Planalto. Segundo assessores presidenciais, ele foi "comedido", evitou "enfrentamentos" e conseguiu conter, por enquanto, a pressão por sua saída.
O desejo de Dilma é, caso não surjam fatos que compliquem o ministro, mantê-lo até a reforma ministerial, quando tende a retirar o Ministério do Trabalho do PDT.
Em seu depoimento à Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Lupi disse que sua memória "falhou" na semana passada, quando negou relacionamento com o empresário Adair Meira.
"Tenho uma memória boa, mas ela falha. [...] Eu não registrava o nome dele naquele momento [...] Quantos ministros e deputados podem ter usado avião em atividades rotineiras de quem não conhece? Meu erro foi não checar com a apuração que devia", afirmou o ministro.
Na semana passada, na Câmara, Lupi havia dito não ter nenhuma relação com Meira. "Não tenho absoluta nenhuma relação com, como é o nome? Seu Adair. Nunca andei em avião pessoal, nem dele nem de ninguém", disse.
Ontem ele confirmou até ter participado de um jantar em que Meira estava presente, em 2010, mas não disse quem pagou o voo: "O próprio diretor da instituição, seu Adair, diz que quem solicitou a ele foi o seu Ezequiel [Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas do Trabalho] e que não pagou. Compete ao seu Ezequiel ou à empresa de táxi aéreo informar quem pagou. Só sei que eu não paguei".
Apesar dos sinais do Planalto, o depoimento mostrou o isolamento de Lupi. Os líderes do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e do PT, Humberto Costa (PE), não compareceram à sessão.
Mesmo presentes, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF) não defenderam Lupi. Dois dos três senadores do PDT presentes, Cristovam Buarque e Pedro Taques, sugeriram que Lupi se afastasse. Coube ao líder do PDT, Acir Gurgacz (RO), e a senadores do PC do B a tarefa de defender o ministro.

Nenhum comentário: