terça-feira, 22 de novembro de 2011

POLÍTICA EXTERNA: O BRASIL E A SUA SÍNDROME DE AVESTRUZ

Brasil se abstém em voto contra Irã na ONU

Para Itamaraty, faltou 'equilíbrio' em relatório

VERENA FORNETTI - FSP
A diplomacia da presidente Dilma Rousseff se absteve ontem, na Assembleia Geral da ONU, da votação de um relatório que condena o Irã por violações dos direitos humanos. O documento recebeu 86 votos favoráveis, 32 contrários e 59 abstenções.
Segundo o relatório, o país tem sido palco de um aumento dramático nas execuções, de violência contra mulheres, discriminação contra minorias e uso de tortura.
Desde 2000, o Brasil se absteve em todas as votações de relatórios contra o desrespeito a direitos pelo Irã, com uma exceção, em 2003.
Ao justificar a abstenção ontem, o governo brasileiro disse que o relatório deveria ter fornecido um "relato mais equilibrado da situação". Para representantes brasileiros, a ONU deveria reconhecer medidas positivas do Irã em áreas como a educação.
Desde o governo Lula, o Brasil tem adotado uma política de abstenção contra países acusados de violações dos direitos humanos. Além de discordar dos relatórios, o Itamaraty alega que o melhor fórum para debater a questão é o Conselho de Direitos Humanos, em Genebra (Suíça), e não órgãos nos EUA.
A ONG Conectas, de São Paulo, criticou a posição brasileira e afirmou que a abstenção contradiz declarações de Dilma sobre o tratamento das mulheres no país persa.
Em entrevista ao "Washington Post", a presidente disse que se sentiria desconfortável em não falar contra os apedrejamentos no Irã.
O Brasil também se absteve ontem em condenações a Mianmar, fato igualmente criticado pela ONG, que viu como ponto positivo a decisão brasileira de apoiar relatório contra a Coreia do Norte por não cooperar com a ONU.


SANÇÕES AO IRÃ
Ontem, a Casa Branca, o Reino Unido e o Canadá anunciaram novas sanções ao Irã. As medidas, que atingem principalmente os bancos e o setor petroquímico, têm objetivo de enfraquecer o programa nuclear iraniano.
Há poucos dias, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) adotou uma resolução contra o Irã por conta do programa nuclear desenvolvido no país.

Do Blog:
E o Brasil ainda quer uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.

Nenhum comentário: