quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PORTUGUESES ZONEIAM MULHER BRASILEIRA CARACTERIZANDO-A COMO PROSTITUTA

Desenho português tem prostituta com sotaque brasileiro

ELISANGELA ROXO - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Gina, uma loira bronzeada, com uma pinta ao lado da boca, é a única mulher na animação portuguesa "Café Central". Apesar de se apresentar como psicóloga, ela é prostituta e fala com sotaque brasileiro.
"Não queríamos desprezar a imagem da mulher brasileira, mas não podemos ignorar a realidade. Nem todos os portugueses são padeiros também", afirma Henrique Oliveira, 55, um dos criadores do desenho adulto.
Apesar de falar com sotaque do Brasil, Gina foi criada como uma personagem do norte de Portugal, segundo Oliveira. "Ela não é brasileira, só imita o sotaque brasileiro."
Ele mesmo filho de uma baiana, Oliveira diz que Gina é apenas uma caricatura tão fictícia quanto os outros personagens da série --um dono do café, um taxista, um gerente de banco, um crítico de cinema e um bêbado-- todos eles tipos comuns nas cidades portuguesas, ele explica.
"Fazemos humor corrosivo, não é politicamente correto, mas o foco principal é a crítica à política", diz ele.
A animação, exibida de segunda a sexta no canal aberto RTP2, é gravada no mesmo dia em que vai ao ar, para permitir que os personagens comentem as notícias do dia.


Nenhum comentário: