terça-feira, 1 de novembro de 2011

REINALDO AZEVEDO E A RUÍNA DO VESTIBULAR

Mistificação e boçalidade - Prova de vestibular obriga alunos a responder que super-heróis escondem supremacia dos brancos

O grau de delinqüência intelectual nas universidades públicas brasileiras há muito ultrapassou o limite do tolerável. Acreditem: o nível de estupidez que está se tornando padrão certamente é único no mundo. Talvez haja coisa parecida, mas não seria capaz de jurar, na Coréia do Norte. Antes, era preciso ter um pouco de sagacidade para perceber o crivo ideológico a que se tentava submeter os estudantes. Aí a canalha foi perdendo o pudor.
Lembram-se quando escrevi um post sobre os feios, sujos e malvados que ocupam o prédio de administração da FFLCH da USP? Fiz uma piada, afirmando ser gente cuja libido é despertada pelo adjetivo “estadunidense”… Muito bem. Leiam o primeiro parágrafo de uma reportagem da “Gazeta do Povo”, de Curitiba. Volto em seguida.
*


Uma questão sobre super-heróis na prova da 1ª fase do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) provocou a indignação de candidatos, principalmente daqueles que conhecem um pouco mais a fundo os quadrinhos. A forma como ela foi apresentada abre espaço para alguns questionamentos. A pergunta aborda os superpoderes de alguns super-heróis e diz que, “mais que superpoderosos”, eles escondem um segredo. Entre as alternativas corretas, segundo o gabarito oficial, estão reforçar a ideologia de uma nação soberana, a “estadunidense”, e veicular a crença da supremacia dos brancos, enquanto raça mais forte e inteligente. Esta última contestada por professores de história e sociologia e especialistas em quadrinhos.
Voltei
Reproduzo, abaixo, em vermelho, a questão para que vocês avaliem. Retomo depois:


O Super-Homem ganha poderes pelos efeitos dos raios solares, mas tem uma fraqueza: o minério criptonita. O Homem-Aranha adquire habilidades depois da picada de um aracnídeo. O Quarteto-Fantástico nasce dos efeitos de uma tempestade cósmica. Uma um, os elementos da natureza tornam-se importantes para o nascimento de vários super-heróis. Porém, mais do que superpoderosos, esses heróis de Histórias em Quadrinhos (HQ) também “escondem um segredo”:
I. Reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da liberdade mundial.
II. Veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta.
III. Defendem a ideologia da igualdade necessária entre as classes, sem a qual o mundo não poderia viver em paz e em harmonia.
IV. Reconhecem que os verdadeiros super-heróis não precisam de superpoderes, desde que sejam pessoas boas e altruístas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Retomando
A alternativa considerada certa pelo gabarito oficial é a “A”. Vale dizer: para os que elaboraram a prova, os heróis das histórias em quadrinhos, entre outras besteiras, “veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta.”
Por mais que percebam a estupidez, os leitores mais jovens não têm noção do quão velho é isso tudo. Ainda voltarei ao tema em outros posts. Abaixo, reproduzo a seqüência da reportagem de “A Gazeta do Povo”. Vejam lá que um professor da universidade tenta justificar a boçalidade. Leiam. Volto ainda uma vez para arrematar.

Segue reportagem da Gazeta
O professor de história do Colégio Londrinense, Rafael Ferreira, considerou a questão impertinente e irresponsável. “Compromete nosso trabalho. A gente se esforça nas aulas para fazer com que o aluno chegue na prova isento de qualquer tendência política. O maior problema não é a postura política de quem elaborou a prova, mas é colocar isso num exame de vestibular para adolescentes. Ela adota descaradamente um posicionamento”, disse. Segundo ele, a questão colocada não condiz com a realidade e faz com o que o aluno que pensa de outra forma, fique fora do vestibular.
A pergunta faz uma breve relação dos poderes dos personagens dos HQs, como Super-Homem e Homem-Aranha, com a natureza. Mas afirma que eles “escondem um segredo”. As respostas I e II revelam: “(os heróis) veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta”. [confira a pergunta completa]
Na opinião do professor de história e sociologia do Colégio Universitário e MedMagno, Marcos Ursi, a questão não é clara. “Tenho alunos que conhecem de quadrinhos e ficaram indignados”, contou. Para ele, o maior problema está na afirmativa II, considerada como correta pelo gabarito oficial da prova, que fala da supremacia branca. Segundo ele, se o mérito da questão foi discutir a ideologia presente nos quadrinhos, ela se justifica. “Só acho que as duas primeiras alternativas não lembram que o universo de quadrinhos é maior que isso”, apontou.
Para o quadrinista Gustavo Duarte, de São Paulo, a questão é “patética” e todas as alternativas apresentadas estão incorretas. “A pergunta não tem resposta, é subjetiva. Cada aluno poderia responder o que quisesse”, avaliou. Segundo ele, os quadrinhos são entretenimento. “Estamos falando de personagens que vestem roupas coloridas, escalam prédios, não é sério. Se tivesse uma resposta que falasse da supremacia dos alienígenas sobre os seres humanos eu colocaria essa como correta, por causa do super-homem”, disparou.
O pai de um candidato, que preferiu não se identificar, resume indignado: “Estamos falando de opiniões, interesses políticos e não ciência. Já em 1960 a indústria de gibis americanos tinha heróis da raça negra e também vermelha”.

Conceitos da sociologia
A diretora pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, Cristina Valéria Bulhões Simon, disse que a pergunta sobre os super-heróis foi formulada com base em conceitos da disciplina de sociologia, mas ela não soube apontar quais deles. Segundo ela, no próximo dia 7, a UEL vai divulgar o gabarito completo com as justificativas das respostas da prova. “Não vou dizer que não existe uma ideologia. Mas professores não podem ser irresponsáveis a ponto de fazer uma questão que só agrade a eles. A prova é feita coletivamente”, apontou. Cerca de 20 professores participam da elaboração das questões.
Consultado pela reportagem do JL, o professor do departamento de Ciências Sociais da UEL Ariovaldo Santos, que não participou da elaboração da prova, disse que dois conceitos podem ser trabalhados na questão: o da indústria cultural e dos mecanismos ideológicos de dominação. “Seguramente faz parte da grade curricular dos alunos”, garantiu.

Arrematando
Eu sou muito bobo mesmo. Só agora me dou conta de algumas coisas. Quando moleque, assistia ao “National Kid” — o “Nashônaru Kiddo, né? — e ao “Ultraman” sem me dar conta de que aquilo era uma resposta dos japoneses ao comunismo asiático, da China e da Coréia do Norte… Eram os monstros que estavam à espreita. Pura ideologia!!!
Não, isso não é uma prova de vestibular, mas uma peneira ideológica e um manifesto em favor da ignorância.

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