quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RELAÇÃO DAS 34 ARAPUCAS DO ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO

Trinta e quatro universidades do Rio são reprovadas pelo MEC

Elas tiveram nota dois no Índice Geral de Cursos

Rodrigo Gomes - O GLOBO
RIO - Trinta e quatro instituições de ensino superior do Rio tiveram nota dois e foram reprovadas no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e tem notas que vão de 1 a 5. São consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. O indicador que leva em conta a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.
As 34 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do MEC e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.
Para calcular o IGC, o MEC utiliza a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. Para esta média, é utilizado o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno do momento em que ele começa o curso superior até a formatura e variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade da pós-graduação numa escala de 1 a 5. A cada três anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza uma avaliação dos cursos de mestrado e doutorado do País. Cada programa recebe uma nota de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 descredenciam os cursos. Após os recursos, 6 programas ficaram com 1 e 55 com 2 e terão de ser fechados. A avaliação 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade, 4 é dada a um programa com bom desempenho e 5 é a nota atribuída para um nível muito bom. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.
O Enade 2010 foi aplicado no dia 2 de agosto de 2010. Realizaram a prova estudantes ingressantes e concluíntes de cursos de graduação. Entre os bacharelados e licenciaturas analisados estão: agronomia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; serviço social; terapia ocupacional; zootecnia. Entre os cursos tecnológicos estão: agroindústria; agronegócios; gestão hospitalar; gestão ambiental; radiologia.
O Enade é obrigatório e o aluno que não o fizer não poderá receber o diploma de conclusão de curso, porém não é necessário atingir uma nota mínima, apenas participar da prova.

VEJA A LISTA DAS INTITUIÇÕES DO RIO REPROVADAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCACENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS
ESCOLA DE ENFERMAGEM DA FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
ESCOLA SUPERIOR DE ENSINO HELENA ANTIPOFF
FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE BÉTHENCOURT DA SILVA
FACULDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
FACULDADE CENECISTA DE ITABORAÍ
FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS
FACULDADE DE BELFORD ROXO
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E PARAMÉDICAS FLUMINENSE
FACULDADE DE ENGENHARIA SOUZA MARQUES
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MACAÉ
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE DUQUE DE CAXIAS
FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE
FACULDADE MACHADO DE ASSIS
FACULDADE MERCÚRIO
FACULDADE PARAÍSO
FACULDADE PINHEIRO GUIMARÃES
FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
FACULDADE SÃO JUDAS TADEU
FACULDADE SUL FLUMINENSE
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
FACULDADES INTEGRADAS PADRE HUMBERTO
FACULDADES INTEGRADAS SILVA E SOUZA
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA







Nenhum comentário: