terça-feira, 8 de novembro de 2011

RIO DE JANEIRO, É UMA PENA O QUE FAZEM COM VOCÊ!

Guerra do tráfico volta a fechar escolas na Zona Oeste

Taís Mendes e Ana Carolina Torres - O Globo
RIO - A guerra entre traficantes voltou a prejudicar estudantes na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira. Quatro escolas localizadas próximas à Favela da Coreia, em Bangu, não funcionaram nesta manhã. Segundo nota da assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Educação, "das 26 unidades de ensino localizadas na região, duas escolas, que atendem a 470 alunos no turno da manhã, não funcionaram nesta terça-feira, e uma não realizou atividades porque os pais preferiram não levar seus filhos". Já a assessoria da Secretaria estadual de Educação informou que uma escola fechou as portas: o Ciep 313 Rubem Braga, em Senador Camará.
Comandante do 14º BPM (Bangu), unidade responsável pelo policiamento na área, o tenente-coronel Alexandre Fontenelle informou que desconhece o motivo do fechamento das escolas. De acordo com ele, nesta terça não foram realizadas operações pelo batalhão.
De acordo com as primeiras informações, a ordem para fechar as escolas teria partido de traficantes da região. De acordo com a secretaria, os diretores das escolas têm autonomia para suspender as aulas quando julgarem que a segurança dos alunos está ameaçada.
Na semana passada, o Colégio Estadual Professor Daltro Santos, em Bangu, foi invadido por bandidos armados que fugiam da polícia . A unidade teve as aulas suspensas. Os momentos de tensão vividos por alunos e professores fez outras duas escolas estaduais da região e mais dois colégios municipais também fecharem as portas. Tido como referência de ensino de qualidade na Zona Oeste até meados da década de 1980, o colégio passou por cenas que nem de longe remetem à escola onde já lecionou o professor de educação física e campeão do mundo pela seleção brasileira Carlos Alberto Parreira.
A invasão da escola ocorreu durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar contra traficantes das favelas Vila Aliança, Coreia e Rebu, que há cerca de seis meses tentam invadir a vizinha Vila Kennedy. De acordo com a delegada titular da 34ª DP (Bangu), Márcia Julião, um grupo de bandidos pulou o muro do colégio para fugir e saiu em seguida. Um dos traficantes, porém, resolveu se esconder na escola. Todos os alunos e funcionários foram retirados pela polícia, e Wilson Garcia Soares Júnior, de 27 anos, foi detido vestindo um uniforme de faxineiro para tentar se disfarçar. Um fuzil AK-47 foi apreendido.
De acordo com a Secretaria estadual de Educação, o colégio tem cerca de 600 alunos matriculados no turno da manhã. Para deixar a unidade, os estudantes tiveram de mostrar as carteirinhas à polícia. Ao ver que o bandido vestido como faxineiro não estava na lista de funcionários, agentes o prenderam.











Nenhum comentário: