sexta-feira, 18 de novembro de 2011

TEMPORADA DE CAÇA AOS RATOS EM RONDÔNIA COMEÇOU

PF prende chefe do Legislativo de Rondônia


Valter Araújo (PTB) é suspeito de comandar esquema de fraudes em licitações e contratos; ele nega as acusações
Operação da Polícia Federal, realizada em seis cidades, também fez busca em gabinetes de outros sete deputados

FELIPE LUCHETE - FSP
Suspeito de liderar esquema de fraudes em licitações e contratos públicos, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB), foi preso ontem em operação da Polícia Federal deflagrada em seis cidades do Estado.
A estimativa, afirma a polícia, é de que o grupo tenha desviado em torno de R$ 15 milhões dos cofres públicos.
Segundo a PF e o Ministério Público, Araújo tinha, em nome de laranjas, duas empresas favorecidas em contratos com as secretarias de Saúde e Justiça e o Detran.
Outras 14 pessoas também foram presas, entre elas o secretário-adjunto de Saúde do Estado, José Batista da Silva.
No quarto de hotel onde ele mora foram apreendidos R$ 170 mil em espécie, de acordo com o procurador-geral do Ministério Público, Héverton Alves de Aguiar.


DEPUTADOS ESTADUAIS
Também são suspeitos de integrar o esquema outros sete deputados estaduais, cujos gabinetes tiveram documentos apreendidos -o que representa um terço da Assembleia Legislativa.
Os presos responderão por crimes como formação de quadrilha, peculato, extorsão e tráfico de influência.
O superintendente da PF em Rondônia, Donizetti Aparecido Tambani, afirmou que escutas e filmagens comprovam o envolvimento de Araújo, que foi preso em flagrante. Para os demais, foram expedidos mandados de prisão temporária e preventiva.
As investigações começaram no início do ano passado, na tentativa de identificar um grupo montado na Secretaria da Saúde para desviar verbas do SUS (Sistema Único de Saúde).
A operação de ontem contou com apoio do Exército e da Força Aérea Brasileira.
Araújo -o deputado mais votado em Rondônia na eleição do ano passado- não foi o primeiro presidente da Assembleia preso no Estado.
Em 2006, na Operação Dominó, a PF prendeu o então presidente da Assembleia de Rondônia, José Carlos de Oliveira (PSL na época), sob suspeita de liderar esquema de desvios de recursos da Casa.
OUTRO LADO
O advogado Nelson Canedo, que defende Araújo, disse que não teve acesso às investigações, mas afirmou que o deputado não praticou nenhum crime. Ele disse ainda que o deputado não é dono das empresas citadas pela PF.
"Prenderam o chefe do Poder Legislativo, jogaram o deputado sob tutela estatal sem saber dizer o motivo. Isso é um absurdo", afirmou Canedo. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do secretário-adjunto da Saúde, José Batista da Silva.
O governador Confúcio Moura (PMDB) declarou que exonerou os servidores investigados e que o governo apoiou as investigações.

Nenhum comentário: