terça-feira, 8 de novembro de 2011

URUGUAI LAVA MAIS BRANCO NO MERCOSUL

Mujica: 'Que o Brasil não venha colonizar o Uruguai'

'No caso do Brasil, expressamos bem nosso pensamento: a época dos ingleses passou. Se o objetivo é unificar, não venham colonizar, venham associar-se'

VEJA
O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou em entrevista divulgada nesta terça-feira que, nas últimas semanas, pediu ao Brasil que não venha colonizar seu país. Segundo Mujica, sua proposta é que o Brasil se associe ao Uruguai.
"No caso do Brasil, expressamos bem nosso pensamento, a época dos ingleses ficou para trás. Se o objetivo é unificar, não venham colonizar, venham associar-se, buscar um aliado, mas não venham apropriar-se de tudo", declarou Mujica à revista Políticas, uma nova publicação da Presidência uruguaia.
Conforme os responsáveis pela publicação, o chefe de estado respondeu à entrevista em setembro e recomendou ao país vizinho que procure outras formas de relação "porque a briga é quase de caráter continental". A reflexão de Mujica ocorreu ao ser perguntado sobre a resposta da região à crise e aos indícios de protecionismo evidenciados em alguns países para enfrentar as dificuldades, um aspecto que desperta a inquietação do líder.
"Sim, é um assunto que preocupa a todos nós. Nós temos de brigar dentro do Mercosul para que o Uruguai e o Paraguai não sejam tratados como qualquer estado", criticou. O líder defendeu que os que estão envolvidos no projeto de união latino-americana "tem de ser tratados um pouco melhor".
Problemas - O Uruguai, um país que nos últimos anos viu aumentar notavelmente a entrada de capital e de turistas brasileiros, queixou-se no fim de setembro, em Brasília, da alta de tributos à importação de veículos que afetou à indústria automotiva uruguaia.
A alta impositiva, de 30%, aplica-se aos veículos importados de fora do Mercosul e aos procedentes dos demais países do bloco comercial (Argentina, Paraguai e Uruguai) que não cumprirem uma série de requisitos.
Para evitar a alta, que será aplicada até 31 de dezembro de 2012, os produtores radicados em um país do Mercosul terão de utilizar o mínimo de 65% das peças produzidas no bloco, entre outras condições.
Graças às gestões do governo uruguaio, que enviou uma delegação a Brasília à época, Montevidéu conseguiu o compromisso do Brasil de revisar o caso. Conforme a presidência uruguaia, o Brasil levantou o impedimento imposto aos veículos procedentes do Uruguai.
Comitiva - Mujica partiu nesta terça-feira ao estado do Rio Grande do Sul com uma comitiva de ministros e empresários para aprofundar as relações econômicas do país com essa região do Brasil, onde ficará por dois dias. Entre os setores na agenda da viagem estão energia, infraestrutura e questões comerciais.
Na capital Porto Alegre, Mujica será recebido pelo governador Tarso Genro e, posteriormente, vai à Assembleia Legislativa para assistir a um ato solene em sua homenagem. Na quarta-feira, o presidente do Uruguai e sua comitiva reúnem-se com as autoridades da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Do Blog:
O Uruguai é parte do erro de Deus, que criou a América Latrina (com r mesmo).
É a Suíça do Mercosul.  Traficantes de armas e drogas, empresários com caixa dois, políticos corruptos do Brasil e da Argentina usam a antiga Cisplatina para lavar o dinheiro das suas operações deploráveis.

Nenhum comentário: